quarta-feira, 17 de julho de 2013

“A Teoria da Pixar”: Linha do tempo dos filmes da Pixar


A Teoria da Pixar é uma tese de Jon Negroni de que os últimos 14 filmes da Pixar aconteceram dentro do mesmo universo. Os 14 filmes são: Toy Story, Toy Story 2, Toy Story 3, Vida de Inseto, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Carros 2, Ratatouille, WALL·E, UP! Altas Aventuras, Valente e Universidade Monstros.

Valente é o primeiro e, ao mesmo tempo, último filme da linha do tempo. O filme ocorre em um reino Escocês durante a Idade Média. É o período mais antigo dos filmes da Pixar; também é o único filme que explica porque os animais da Pixar se comportam como os seres humanos, às vezes. No filme, Merida descobre que há uma magia que pode resolver seus problemas, mas, acidentalmente, transforma sua mãe em um urso.

Essa magia é feita por uma bruxa, que misteriosamente, desaparece quando passa por uma porta, o que leva a acreditar que ela não existe realmente. Séculos depois, os animais que passaram por algum experimento da bruxa foram afetados e se reproduziram, criando uma população de grande escala de animais com inteligência por conta própria.

A consequência disso pode ser vista em Ratatouille, Procurando Nemo e UP! Altas Aventuras. Veja:

— Em Ratatouille, animais [Remy] conseguem cozinhar (algo que só os humanos fazem). Chef Skinner, vilão do filme, desaparece e faz uma descoberta e rumor de que animais são capazes de transcender seus instintos e realizar tarefas, melhor do que os humanos.
— Em UP! Altas Aventuras, Charles Muntz fica sabendo desse rumor e tendo a ideia para criar coleiras tradutoras [capaz de contar os pensamentos dos animais].
— Em Procurando Nemo, os animais ficam mais inteligentes, o que resulta em uma população de animais marinhos unidos para salvar um peixe [Nemo] que foi capturado por humanos.

É provavelmente de que UP! Altas Aventuras! ocorreu antes de Ratatouille por várias razões. Em Toy Story 3, um cartão postal na parede do Andy tem nome e endereço de Carl e Ellie. Isso confirma que em 2010, tempo de Toy Story 3, Ellie ainda está viva.

No início de UP! Altas Aventuras, Carl é forçado a deixar sua casa por uma empresa (Buy-n-Large), porque a cidade está se expandindo — possivelmente uma revolução industrial pela Buy-n-Large (BNL).


Em WALL·E, é mostrado de que a BNL tomou conta dos governos do mundo, conseguindo dominação global. Em Toy Story 3, essa mesma empresa dá as caras.
Pilhas de Buzz Lightyear são da BNL.
BNL aparece novamente em Procurando Nemo através de uma notícia que fala sobre um mundo subaquático bonito. Em Procurando Nemo, as linhas estão se cruzando. Os humanos estão começando a ser o oposto dos animais cada vez mais inteligentes. Dory se diferencia da maioria dos outros peixes porque sua perda de memória de curto prazo é provavelmente um indício de ela não ser tão avançada quanto as outras criaturas do mar, o que é uma explicação razoável pela rapidez com que essas criaturas estão evoluindo.

Em Os Incríveis, Síndrome (Bochecha) pode ser considerado o vilão pois cometeu genocídio de super-heróis. Mas Síndrome não possui super-poderes e na verdade usa a tecnologia para se vingar de Sr. Incrível. Então, como não possui super-poderes, Síndrome criou Omnidroid, um robô assassino que aprende os movimentos dos super-heróis e se adapta.

No final do filme, o robô Omnidroid se revolta contra Síndrome, o que leva a acreditar que ele estava sendo manipulado por máquinas o tempo todo para que as máquinas se livrarem das maiores ameaças da dominação robótica, os super-heróis. 

Síndrome e Omnidroid.
Genocídio é o ato de assassinar um grupo inteiro, no caso, os super-heróis.

Por que será que as máquinas querem se livrar dos humanos? Os animais já odeiam os humanos porque poluem o ambiente e fazem experimentos com eles — mas por que as máquinas têm problemas com os humanos? Aí que entra Toy Story nessa linha do tempo:

— Em Toy Story, Sid tortura os brinquedos; o que leva os brinquedos se levantarem contra Sid no finalzinho do filme.
— Em Toy Story 2, Jesse é abandonada por sua dona, Emily; o que faz Jesse ficou magoada.
— Em Toy Story 3, O urso Lotso Huggin odeia os seres humanos (por ter sido esquecido e trocado por sua dona).

E também dos humanos estarem se descartando dos ‘objetos’ conscientes. Os brinquedos possuem vida devido à uma magia feita pela bruxa de Valente.

Como os super-heróis foram extintos graças ao Omnidroid, a humanidade está vulnerável. Então, as máquinas decidem controlar os humanos usando uma corporação que supre todos os seus interesses, levando a uma revolução industrial que resulta em 
poluição. O planeta fica inabitável devido a poluição. Os humanos são levados por uma nave (chamada Axiom) para o espaço.

A tecnologia dominou e ‘evoluiu’, criando carros com vidas, então, Carros vivem no planeta — em Carros 2,  os automóveis precisam ir para a Europa e Japão, deixando claro que trata-se do mesmo planeta que conhecemos. Porém, estão sofrendo uma crise de energia, o que faz com que a Allinol crie ‘energia verde’, fazendo com que os carros sejam fontes alternativas de energia.
Esse tipo de combustível “limpo” pode ter acabado com muitos carros, muito rapidamente. O que traz de volta a WALL·E: A BNL pretendia trazer os humanos de volta para Terra quando o planeta estivesse mais habitável, porém, sem sucesso.

Depois, WALL·E e todos os humanos voltam para a Terra (porque ela está mais habitável), os humanos plantam a pequena plantinha na Terra e começa o final e os créditos do filme: é possível ver que a plantinha cresce e vira uma grande árvore.

Essa árvore é muito semelhante a uma árvore que aparece no começo do filme de Vida de Inseto. Eis a explicação pela qual os humanos não existem em Vida de Inseto, pois há poucos humanos ainda. Por causa da barata (amiga do WALL·E), mais insetos sobreviveram.

Em Vida de Inseto, os insetos têm mais atividades semelhantes ao dos humanos (mais do que em Ratatouille). Os insetos têm cidades, bares, circos e etc. Vida de Inseto, assim como Carros e Carros 2, é um filme da Pixar que não gira em torno dos seres humanos.

Então o que acontece depois? A humanidade, máquinas, insetos crescem em harmônia até que surge os super monstros. Existem duas teorias de como os monstros surgiram:
  1. Para as espécias não ficarem extintas, os humanos se cruzaram (se é que você me entende) com outros animais, fazendo assim novas espécias bem diferentes.
  2. Uma evolução das espécies.
Porém, essa civilização de monstros só ocorre num futuro muito distante. Os filmes da Pixar sempre deixam em aberto as linhas que separam humanos e animais.

Esses monstros são maiores e civilizados. Eles possuem cidades e faculdades, como vemos em Universidade Monstros.

Em Monstros S.A., há uma crise de energia pois eles estão em um futuro distante na Terra em que não há mais humanos. Humanos são a única fonte de energia, mas graças às máquinas do tempo (as portas), os monstros conseguem voltar no tempo, na época dos humanos, para conseguir energia.

E foi durante essas viagens que Sulley conheceu Boo. Mas o que aconteceu com a Boo? Agora ela conhece o mundo do futuro, lembra que conheceu Sully pela primeira vez através de uma porta e que eram as portas que a levavam ao Sully... e, por isso, acaba virando a bruxa de Valente.

Boo descobre como viajar no tempo para encontrar Sully usando portas que voltam e avançam no tempo e voltou para a Idade Média para pegar mais magia. Ela até tem um desenho de Sully na casa/loja:
Outra prova de que a bruxa é a Boo, é que em uma parte do filme Valente aparece um carro de madeira do Pizza Planet na loja da bruxa, carro que é somente visto num tempo futuro.

Eis a Teoria da Pixar. Não se sabe se Boo encontrou Sully sim ou não.

Confira o texto original (em inglês).

Um comentário:

  1. Legal essa teoria
    sempre desconfiei desse carro do pizza planet kkkkkkkkkkk

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