segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Prefeitura de SP afasta guarda que foi filmado agredindo skatista



Um guarda municipal foi flagrado agredindo um skatista na Praça Roosevelt, no centro da cidade de SP. A confusão, que aconteceu na sexta-feira, 4 de janeiro, registrada em vídeo, foi parar na internet e virou discussão nas redes sociais. 

O vídeo mostra um guarda municipal, sem farda, que usa uma camiseta com listras imobilizando um jovem. Ao lado, há outros agentes. Depois, os guardas usam spray de gás pimenta nos skatistas.

As abordagens dos guardas aos skatistas tem sido frequentes pelo fato de eles usarem os bancos para a prática do esporte. Foi o que aconteceu na sexta-feira, segundo Eduardo Régis, skatista que filmou, quando duas GCMs pediram que jovens que andavam de skates parassem com a atividade sobre os bancos. Elas foram atrás dos skatistas e um outro jovem chegou para conversar, segundo Régis. Elas, então, teriam pedido reforço, e esse jovem que argumentou recebeu o estrangulamento do GCM que aparece no vídeo sem uniforme, à paisana. No vídeo, Eduardo aparece sofrendo insultos deste guarda à paisana.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana não divulgou o nome dos guardas envolvidos nem deu detalhes, como o motivo do agente estar no local, sem farda. Mas, para ver o motivo, clique aqui.

No vídeo, o guarda sem farda, ao ver que estava sendo filmado, xinga o skatista. 

Enquanto isso, no Facebook, foi descoberto o perfil do guarda, Luciano Medeiros. E ainda, páginas estão pedindo para denunciar os guardas.

As denúncias envolvendo GCMS podem ser feitas à Corregedoria da Guarda Civil Metropolitana.

Por telefone, e-mail ou comparecer pessoalmente no Órgão.

Telefones: 3214-3624/3251-3276/3266-8271  
e-mail: csucorregdtpcifd@prefeitura.sp.gov.br
Rua Pedroso, 322 – Bela Vista – CEP: 01322-010 

Fonte: O Globo; G1; Facebook; YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário